Decoração

Círculos de papel

Cordões com círculos de papel são opções baratas e não menos bonitas para decorar festas e eventos. Espalhados pelo local da festa como pingentes ou na forma de painel- enfeitando a parede- o resultado fica super charmoso. Basta utilizar um papel mais encorpado (como cartolina ou color set), cortar os círculos do tamanho desejado, combinar as cores conforme o tema da festa e distribui-los em fios de nailon, fitas ou linhas. Prontinho! Você terá um cordão decorativo para incrementar sua festa de aniversário, chá de bebê, chá de panela, casamento e outros eventos festivos.
Veja algumas sugestões:












Adesivos de chão


Criatividade e originalidade andam juntas quando o assunto é a ambientação de uma festa ou evento. E dentro do conceito de personalização, a arte em papel ou em adesivo vem conquistando adeptos e ampliando o leque de possibilidades. Uma delas é destacar o chão com adesivos personalizados.
Ao lado de luzes, tapetes, vasos, flores e outros itens decorativos, os adesivos vieram para ficar e inspirar produções muito criativas.  
Além de decorar o entorno da mesa principal, podem substituir ou complementar o painel da festa. Outra opção é delimitar um espaço para a pista de dança e pode ser usado em festas de 15 anos e casamentos, por exemplo.
Sem dúvida, uma ideia bastante original.

Aqui vão algumas inspirações: 











Muro inglês


Essa arte floral formada por um painel coberto de folhagens (naturais ou não), muito utilizada na ornamentação de casamentos, vem ganhando espaço em todo o tipo de evento.

Na linha "menos é mais", o muro inglês traz requinte, e ao mesmo tempo, simplicidade ao ambiente. 

Nas festas infantis, chás de fraldas e batizados, a ambientação com esse tipo de painel explora o contraste entre o natural e diferentes formas e texturas. O que se vê é a combinação da folhagem com elementos típicos de festas como tecidos, bolas, papéis de scrap, tags, quadros, entre outros itens decorativos. 

Em casamentos e ambientes, a proposta é aliar elegância à exuberância da natureza, presente na folhagem do muro inglês combinado a arranjos florais. Essa escolha paisagística é unânime entre os decoradores para festas e cerimônias religiosas/civis, pois proporciona um clima romântico e intimista ao ambiente. 

Além do charme e da beleza, esse painel de folhas destaca a composição da mesa principal da festa, valorizando a decoração.

Veja alguns exemplos:



















Existem lojas de festa e floriculturas que alugam esses painéis, mas caso você queira se aventurar e fazer seu próprio muro inglês, vai precisar de um compensado ou uma estrutura de madeira ou MDF, tela de arame para galinheiros e ramos da planta ficus ou figueira. 

Basta prender a tela de arame na estrutura de madeira ou MDF e com pedacinhos de arame ir amarrando os ramos de fícus na tela. 

Não é difícil, mas trabalhoso! Então, chame os amigos e mãos na massa! 
 Confira aqui um passo-a-passo.



Cortinas


De tecido, fitas, pompons, flores, papéis, origamis entre outras possibilidades de criação, as cortinas são ótimas opções de decoração em festas e eventos.

Usadas como painel de fundo de mesas principais ou em locais estratégicos da festa, as cortinas além de realçarem a ambientação, dão um toque descontraído à ornamentação, fugindo do convencional.

 Por serem fáceis de fazer, lindas e de baixo custo, as de papel, em vários formatos, estão sendo muito usadas. Mas há quem prefira as de tecido, tradicionalmente utilizadas na decoração.  

Aqui vão algumas sugestões de cortinas para incrementar sua festa:



                                    argolas


                                         cataventos



                            corações (ideais para noivados ou chás de panela)




                                         espumas



                                              estrelas



                                         flores naturais



                                               origamis

                                 
                                        círculos de papel

                                   
                                           pirulitos


                                       pompons de papel ou lã


                                         lâmpadas de natal

                                        pratos descartáveis


                                             tecido






                                            fitas




                                    papel crepom




Plumas


Embora não seja comum, a decoração com plumas pode ser exuberante e muito original. 
Há quem associe essas penas somente ao carnaval, mas elas combinam com diferentes tipos de eventos como casamentos e aniversários de 15 anos, e dão um toque especial à ornamentação.

Como chamam atenção, a dica é não sobrecarregar na decoração com plumas, pois o efeito pode ser negativo e acabar por poluir o ambiente. Recomenda-se usar de maneira pontual as plumas, em locais estratégicos, como na mesa dos convidados (onde elas vão ficar espalhadas pelo local da festa) ou nas extremidades da mesa principal e das mesas de apoio.

Em ambientes, uma opção para usar enfeites com plumas é a mesa lateral ou o canto do buffet. Mas se a ideia for maximar o visual das plumas, o centro da mesa de jantar é um bom lugar.

Veja alguns exemplos de decor com plumas e inspire-se:
















Decoração com papel

No momento de decorar uma festa ou evento, normalmente, o fator limitante é o orçamento. Mas é possível criar uma decoração bonita, criativa e econômica.
Na ornamentação com papel, você pode usar papéis mais encorpados como o color set ou o papel cartão. O papel de scrapbooking também é encorpado e garante um visual mais bonito à decoração, porém, é mais caro do que os outros. Há opção ainda de usar papel de seda, papel crepom, papel de presente, entre outros. Vai depender da sua proposta de decoração.

Aqui vão algumas ideias no estilo faça você mesmo:






 papel de scrapbooking ou papel de presente

Decoração com Tiras de Papel
papel cartão ou color set

papel cartão

paper, flowers, decoration


Hot Pink & Black Garland, Paper Garland, Bridal Shower, Birthday Decoration
papel de seda papel crepom


 argolas de papel crepom



Roseta de papel


Um dos itens decorativos mais pedidos nas festas atualmente é a roseta de papel. Fácil de fazer e com um efeito muito bonito, a roseta pode ser destaque no painel, vir suspensa no local da festa e decorar cestos, vidrinhos e cachepôs, com tags.
Combinam com diferentes eventos e dão um toque original à decoração. Papéis de scrapbooking são ótimos na confecção da roseta.
Veja algumas imagens inspiradoras:

                                               painéis




 item decorativo



                                           com tags

em cachepôs e vidros


suspensas


                         roseta com papel rendado (doily)







Letreiros luminosos


Eles saíram das marquises e ganharam as festas. Os letreiros estão sendo utilizados na decoração de todo tipo de evento nos Estados Unidos e tendem a fazer parte das festas por aqui também. Além de descontraírem o ambiente, esses letreiros dão um toque de originalidade às produções.
Eles podem ser usados como sinalização no espaço da festa, peça decorativa em painéis e como anúncios em mesas principais e de apoio. 
Veja algumas sugestões de decoração:



















Móveis retrô


O estilo que fez sucesso décadas passadas, hoje é referência na decoração e destaque nos ambientes. Nas festas atuais não é diferente. Um traço cada vez mais marcante nas produções tem sido a utilização de mobiliário no estilo retrô. Com linhas simples e sofisticadas, esse tipo de móvel imprime autenticidade e ao mesmo tempo um clima romântico à ambientação.

Embora tenha design antigo, móveis retrô são versáteis e combinam com diferentes tipos de festas e eventos.

E você? Já pensou em usar uma cômoda ou aparador antigo como mesa principal da sua festa?
Confira algumas ideias:









  




Arranjos de flores


As flores encantam, alegram e dão vida ao ambiente. E na decoração, elas são unanimidade. Dos mais simples aos mais luxuosos, os arranjos de flores dão um toque especial à ornamentação. 


Segundo especialistas, a combinação entre luz e flores é muito importante para uma boa decoração. Em locais internos, a escolha das plantas deve considerar a luminosidade do ambiente e o tamanho das espécies. Isso permite a flor durar mais tempo. 



Quanto ao tamanho dos vasos, os arranjos com flores grandes pedem vasos maiores. O ideal é escolher uma cor que faça o contraste com a tonalidade da flor.



Aqui vão algumas ideias: 




   


 


Festas infantis



batizados


     
Casamentos




Criativos vasos de flores na decoração.

                                            taças

canecas e xícaras




Baldes de alumínio

Vidrinhos


vasos com lápis


latas

Lâmpadas



Bandejas

Da sua casa para a sua festa. Comuns na decoração de eventos mais formais como casamentos, as bandejas de prata ou cobre ganharam espaço em todo tipo de festa.  

A busca pela inovação com a mistura de materiais e de objetos simples e sofisticados trouxe para festas infantis, chás de bebê, batizados e outras ocasiões esses objetos tão refinados. 

As bandejas podem decorar mesas principais em festas e eventos, mesas de apoio com lembrancinhas, lounges e dar aquele toque especial na mesa do jantar ou em um evento mais íntimo. 
Confira algumas inspirações:

                                        Em ambientes





                                     Festas e eventos










Fotografias


Em álbuns, porta-retratos, quadros, banners, painéis, vídeos com retrospectiva, vale tudo para contar nossa história e eternizar momentos especiais. E nada melhor para personalizar um ambiente ou uma ocasião festiva do que expor fotos. 

Em casamentos, por exemplo, criar uma linda mesa de fotos em família ou a dois é uma ótima ideia. É possível ainda posicionar várias fotos em molduras de quadros ou criar um painel em biombos ou locais estratégicos do evento como lounges.

Porta-retratos em mesas laterais com lembrancinhas também ficam super charmosos. Outra opção é criar quadros para assinatura dos convidados com a foto dos noivos. 

Se o casamento for ao ar livre, as fotos podem estar suspensas, espalhadas pelo local ou posicionadas em biombos, cavaletes, árvores etc.

Em festas infantis, as fotos do aniversariante em geral aparecem ao fundo da mesa do bolo, em banners na entrada do local da festa, em painéis ou porta-retratos. 

Mas existem outras maneiras criativas para decorar um ambiente festivo com fotos: na forma de quadrinhos, cortina de fotos, painéis com fundo preto no estilo fita de projetor de cinema, em bandeirinhas suspensas pelo local da festa, em vidrinhos, em rodas, entre outras ideias. 


Veja algumas sugestões:


































Vidrinhos

Na linha "menos é mais", a tendência da decoração de festas e eventos é sofisticar nos detalhes sem ostentar. Para isso, as empresas do setor trazem elementos como os vidros trabalhados para a composição de ambientes.
Veja algumas ideias:










Os vidros trabalhados podem ser substituídos por garrafas, copos, taças, licoreira, vidros de perfume e outros vidros reciclados. Basta repaginar esses objetos, acrescentando tecidos, fitas e outros detalhes. 

Confira algumas ideias:

Botões madrepérola deram um toque elegante ao jarro de vidro

A combinação do rústico e o romântico com a juta e a renda 
Simples e chique: arranjos em taças e vidros reciclados



Garrafas coloridas e transparentes transformadas em vasos super originais.







arranjos em vidros de perfume

Bombonieres


Esses recipientes charmosos que fazem parte do nosso dia a dia,  decorando ambientes, se tornaram peças  indispensáveis em uma mesa de guloseimas ou mesa principal nas festas. 

De várias formas, tamanhos e alturas, as bombonieres dão um toque de classe à composição da mesa. Em geral, essas peças são bem trabalhadas e dispensam complementos.  Mas há quem prefira dar um toque pessoal,  acrescentando fitas e tags a esses objetos. 

O uso de bombonieres como elemento decorativo, muito comum em festas americanas, vem se popularizando por aqui, principalmente as de modelos alongados conhecidas como "candy jars". 

Além de expor as guloseimas, dando um toque de cor e um visual mais requintado à decoração, as bombonieres são itens coringas, pois combinam com diferentes tipos de festas e eventos.

O melhor de tudo é que temos uma bem perto de nós, na mesa de jantar, no buffet ou na estante de casa, sempre à mão. 

Aqui vão algumas imagens inspiradoras.

















Mobiliário 


Na busca pela originalidade, profissionais do segmento de festas têm investido cada vez mais em elementos personalizados e criativos para que as produções se tornem exclusivas. E para impressionar na decoração um dos elementos em destaque é o mobiliário. Os móveis provençais e os rústicos vieram para ficar, tornando populares algumas composições.

E para fugir da padronização, cenários, módulos, nichos, estantes  e objetos alternativos como puffs, caixotes e banquetas ganharam espaço, inclusive as cores nos móveis provençais. Conforme a produção, essas peças enriquecem a decoração, apresentando um visual moderno, despojado ou mais clássico à ambientação.

Em caso de festas menores em salões ou eventos ao ar livre, módulos, mesas menores e nichos são mais indicados. Cenários, conjuntos de mesas laterais e estantes  em torno da mesa principal ficam ótimos quando o espaço é maior e oferece mais estrutura.

Seja em casa ou no buffet, com pouco ou muito recurso, a ideia é inovar, mas sempre  com bom gosto. Afinal, a festa de aniversário deve ser um momento único.    
Veja algumas ideias de decoração:

                                    Cenário









                                      Casamento rústico


  Módulos

 





Ambientação em casamentos com módulos





estantes







provençais coloridos





Caixotes

Objetos simples, sem acabamento ao lado de outros sofisticados e bem produzidos. O aproveitamento de materiais tem se tornado comum na decoração de festas.  A combinação do rústico com o chique e o moderno é o que se vê, principalmente, nas festas de casamento atuais. 
Entre as inúmeras possibilidades de decoração, destaca-se o uso de caixotes de madeira como elementos de ornamentação da mesa principal ou do cenário de uma festa.
Pintados ou ao natural, eles se destacam no conjunto, trazendo autenticidade e um toque campestre para a ambientação. 
Em geral, os caixotes são usados sobre a mesa principal como suporte, como mesa de doces ou lembrancinhas, parte do cenário para fotos ou como ornamentação do local da festa com flores.  
Experimente usar esses objetos e capriche na sua decoração!
Algumas inspirações pra você:






















Balões gigantes

Dentro do conceito de decoração clean, os balões reduziram em quantidade e aumentaram de tamanho. A ideia de utilizar balões gigantes ganhou muitos adeptos no setor de festas e eventos. O resultado fica super original,  o que destaca a ambientação.

Os balões gigantes geralmente são usados suspensos no local da festa, próximos a mesas de apoio ou como fundo no painel próximo à mesa principal. Eles fazem parte da ornamentação não só em festas infantis ou chás de bebê. É possível encontrá-los, inclusive, em festas de casamento, em meio a um ambiente formal e elegante.

Aqui vão algumas ideias para você dar um big efeito em suas decorações.














Plumas





Galhos secos


Elementos naturais como galhos secos estão muito presentes na ambientação de festas e eventos. Além de personalizar a decoração, os gravetos dão um toque especial ao cenário, proporcionando leveza, no caso das festas infantis, e uma atmosfera romântica, aconchegante, em se tratando de festas de casamento e cerimônias religiosas. 
Ao natural, pintados, com luzes ou flores, usar os galhos secos na decoração é uma boa ideia para quem pretende inovar.
Veja nossa seleção para você se inspirar.
























Molduras, quadros e espelhos

Uma ideia simples, mas de grande efeito que está em alta no segmento de festas e eventos é a utilização de molduras, quadros e espelhos na decoração. 
Ao fundo da mesa principal, como painel, na forma de suportes para doces ou distribuídas em pontos estratégicos do local do evento, esses elementos chamam atenção e personalizam o ambiente. 
De várias formas e modelos, essas peças atendem a estilos e gostos diferenciados, conferindo originalidade às festas e dependendo do perfil do cliente, um toque rústico ou de sofisticação ao espaço.
No caso das molduras vazias, elas têm um papel divertido nas festas, proporcionando momentos descontraídos para poses e fotos. 
É possível encontrar quadros, espelhos e molduras na ornamentação de festas infantis, casamentos, chás de bebê, chá-bar e onde mais sua imaginação permitir. Experimente e descubra as inúmeras formas de se trabalhar com esses elementos! 
Selecionamos algumas decorações com quadros, molduras e espelhos para você se inspirar:
































Toalhas

De vários tipos, tamanhos e tecidos, as toalhas são super importantes no momento de compor a mesa principal de uma festa. Apesar de um conceito atual de decoração mais limpa, com a preferência por mobiliários provençais ou rústicos, módulos e cenários, é possível encontrar produções diferenciadas com a utilização de toalhas.  
Dependendo do tema e da criatividade, pode-se usar toalhas de tecidos mais encorpados, outros mais rústicos como a juta, os delicados como tule e renda, toalhas com babados, apliques, com brilho, laços, flores, de patchwork, de TNT, papel crepom,  de plástico, passadeiras sobre toalhas, entre outras propostas.  Basta bom gosto!
Vamos mostrar alguns modelos para você escolher o que mais combina com o seu evento.









































Origami

A técnica japonesa de dobrar papéis conquistou o mundo e também ganhou seu espaço no segmento da decoração. Aos poucos, o papel ganha forma geométrica e se transforma em obra de arte, um meio criativo e original de decorar festas, eventos e ambientes.

Os objetos produzidos vão desde pequenos detalhes como forminhas para doces, barquinhos para guloseimas, enfeites de lembrancinhas até arranjos para mesas e decorações de casamento e outras ocasiões festivas.

Os origamis também são indicados para decorar ambientes por meio de arranjos, móbiles, cortinas, entre outras peças. 

Além de ter várias aplicações e apresentar um efeito muito bonito ao espaço, o uso do origami é economicamente acessível, principalmente, na decoração de casamentos, onde o custo é maior.

O tsuru, dobradura com forma de ave, talvez seja a mais conhecida quando se fala em origami. Mas existem vários tipos de figuras assim como novas técnicas e formas de dobrar, o que amplia o leque de possibilidades criativas para ornamentar um espaço festivo. 

Veja diferentes formas de utilizar o origami na decoração: 

Arranjos





                           Personagens e detalhes da mesa: borboleta, joaninha de origami 




                                      Confeito de bolo



                                     Cortina de balões
Toalhas de flores com a técnica japonesa




       Móbile de tsuru




Lembrancinhas





                                          Luminárias


Ambientes



Painéis com bastidores de costura


 Segundo empresas do segmento de festas, esses acessórios para bordado terão mais força este ano nas decorações. Os objetos serão usados como complemento dos painéis de tecido para o fundo da mesa principal nas festas. Suspensos ou fixados nos painéis. Uma tendência confirmada em algumas ambientações:




 




Latas recicladas

Elas podem ser usadas como porta-treco, organizadores, vasos de planta, luminária, cofrinho, porta-talheres e nichos para ambientes. As latas de leite recicladas continuam sendo muito úteis, especialmente, na decoração de festas infantis. Nos aniversários de um aninho, por exemplo, as latinhas costumam ser bem reaproveitadas, já que durante o primeiro ano de vida dos bebês o consumo de leite em pó é grande. 
Nas festas, as latas são transformadas em centros de mesa, lembrancinhas, porta-talheres, personagens e elementos decorativos. Em outros eventos, é possível encontrá-las sob forma de luminárias e suspensas como ornamento para o salão da festa. Basta criatividade e bom gosto.
E você? Já sabe o que fazer com suas latas usadas?

Confira algumas ideias:














 





Luminárias



Balões com led


Os tradicionais balões de festa podem ganhar brilho e dar um charme aos eventos. São os balões com led. Um produto inovador no segmento de festas, que pode ser utilizado para decorar eventos corporativos, casamentos, festas infantis, formaturas, aniversários de 15 anos, festas temáticas (anos 70, por exemplo ), entre outras ocasiões. 
O efeito é muito bonito e o preço relativamente barato em pequenas quantidades. É possível encontrar no mercado pacote com oito leds (sem os balões) por R$ 15. A unidade custa em média R$2.50. 
Os balões luminosos são boas opções para pontuar a decoração, destacando um elemento do painel, o arco de balões, fixados em cachepôs, suspensos ou sob a mesa principal. 
Se a proposta do evento for maximizar o efeito da decoração, os balões com led devem vir suspensos e em grande quantidade- como nas fotos. 
Seja qual for a intenção, a ideia de decorar com esses balões é “brilhante”.








 










Grinaldas de papel de seda



Depois das bandeirinhas, pompons e fitas, que ainda estão com tudo nas festas, a novidade no quesito decoração fica por conta das grinaldas ou cortinas de papel de seda, inspiradas no estilo vintage.  Fáceis de fazer, elas dão um charme à ornamentação da festa, seja na parede em painéis, em toalhas ou suspensas.









Rosetas de Papel


Em cores suaves ou vibrantes, as rosetas de papel são elementos decorativos que podem ser usados em qualquer tipo de festa, desde as infantis, de adultos, chás de bebês até casamentos.

Em geral, essas rosetas são confeccionadas com papéis de alta gramatura como papel cartão ou papéis de scrapbooking. De modo simplificado, elas nada mais são do que dois leques unidos com acabamento no centro.

Podem ser usadas em painéis, suspensas ou em vidros/recipientes com tags.









Luminária de papel


As luminárias ou lanternas de papel saíram do Japão e ganharam o mundo, conquistando ainda mais a preferência dos decoradores. Versões brancas ou com cores suaves são muito utilizadas em casamentos. Luxo, glamour e uma atmosfera intimista são reproduzidos por esse elemento  no ambiente.





Em festas infantis, as luminárias de papel também dão um charme à composição. Podem ser usadas em painéis, suspensas pelo local da festa ou em forma de personagens.









Aqui uma versão com babados da luminária tradicional .



Painéis ou Backdrops

Tão importante quanto a decoração da mesa principal deve ser a comunicação visual do painel. A ambientação da festa depende da harmonia desses itens para que o resultado seja de qualidade.  Para isso, como tudo que envolve o universo das festas, a criatividade e o bom gosto devem andar juntos. E na execução desses painéis vale tudo para impressionar aniversariante e convidados. Mas lembre-se: nem sempre o item mais caro é o mais bonito ou produz o melhor efeito visual. O segredo é bom senso. 

Repare nas fotos que lindos painéis foram confeccionados com materiais simples e baratos. São eles: fitas, tiras de papel, bexigas, tecidos, pompons, luminárias, rosetas de papel, bandeirinhas, marabus, bastidores de costura, cenários, objetos reciclados até os mais diversos tipos de cortinas: tiras de papel crepom, argolas de papel, papéis colados, tiras de TNT, tule e outros tecidos, renda, entre outros.


Bexiga e tiras de papel crepom

Bastidores de costura



Cenário

Cortina de corações


Tiras de papel crepom 



Tecido e fitas


Painel de folhagem



Luminárias
Tiras de tule, luzes

marabus


móbiles e bandeirinhas


Painel de pratinhos de aniversário



Pompons


Rosetas de papel


 Tecidos

Argolas de papel



Garrafas e luzes

Uma combinação inusitada, a princípio, mas que apresenta um resultado super bacana. Além de reutilizar garrafas (de champagne vinho, cerveja) e colaborar com o planeta, você pode decorar suas festas e ambientes de um jeito diferente, com um toque romântico.
As luminárias de garrafas podem ser usadas ao lado de arranjos florais para compor a decoração de mesas principais e as de apoio em festas, iluminar festas ao ar livre, ou mesmo, decorar ambientes da sua casa.
Confira algumas ideias:















Comentários

  1. Amei,fiquei até perdida com tanta coisa linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, Waldineia, obrigada pela visita ao blog!
      Volte mais vezes!
      Abraços,
      Luciana

      Excluir
  2. Amei, tudo do jeitinho que gosto, simplicidade, criatividade.

    ResponderExcluir
  3. Gente, que show!! Mágico e lindo!! Parabéns pela matéria.👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. 0 painel de folhas visualizado aqui na festa Safari do ?Gabriel e do ateliecolorindoavida.blogspot.com empea de São Paulo capital

    ResponderExcluir
  5. Ideias incríveis.
    Simplismente AMEI.

    ResponderExcluir
  6. Ideias incríveis.
    Simplismente AMEI.

    ResponderExcluir
  7. Amei este blog! Sensacional!
    Queria dicas para usar balões com tule. Vocês podem me ajudar; abracos

    ResponderExcluir
  8. Boa noite
    Trabalho com locação.
    De muro inglês.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite
    Trabalho com locação.
    De muro inglês.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite
    Trabalho com locação.
    De muro inglês.

    ResponderExcluir
  11. Nossa muita idéia boa bonita e barata amei ♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  12. Nossa muita idéia boa bonita e barata amei ♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  13. Nossa muita idéia boa bonita e barata amei ♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  14. Nossa muita idéia boa bonita e barata amei ♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  15. Nossa muita idéia boa bonita e barata amei ♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  16. fantástico!!!

    uma sugestão mais criativa que a outra.
    linda seleção.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  17. nossa plerplexa com tanta coisa linda....amei tudo,tudo......

    ResponderExcluir
  18. Locação Painel de Led - Locação de Painel de Led em São Paulo. Projetosespeciais oferecer comprar e locação o melhor painéis led, iluminação, som e vários outros produtos para o seu. Clique para mais informações - https://projetosespeciais.com


    ResponderExcluir
  19. Adesivos de chão são show! Mas já viram os adesivos de parede que lançaram? Um mais lindo que o outro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário